domingo, 30 de maio de 2010

MARACUJÁS de novo




Depois do desaire do ano passado , apenas este ano resolvemos criar uma nova latada, em local diferente, como convêm para prevenir alguma coisa que tenha ficado na terra depois da murcha ter atacado toda a produção.
O maracujá roxo é o que melhor se dá por estas bandas, com tradição no seu cultivo. Na costa norte, a sua plantação efectua-se em latada e por aqui na Costa Sul, há quem o cultive em vinha na vertical. Preferimos o cultivo tradicional e fomos buscar os pés já com 3 meses de viveiro meticulosamente borrifados com calda bordalesa de 12 em 12 dias. Hoje foram para a terra. As jovens plantas terão agora que vencer os dois metros de altura que as separam do topo da latada em busca de um lugar ao sol. Se o tempo ajudar antes do fim do Verão já terão aberto as suas fantásticas flores e frutificado pela primeira vez.

4 comentários:

  1. Boa sorte para os maracujás!
    Acha que eles se darão cá no continente? Gostava de ter esses frutos por aqui. Acho que tentar arranjar, já tenho kiwis, physais e diospiros.
    Boa sorte mais uma vêz.
    eugenia

    ResponderEliminar
  2. O maracujá dá-se bem em zonas que não tenham grandes amplitudess térmicas e sem geadas. Se viver junto à costa, então tem condições para ter uma latada ou uma pequena vinha de maracujás. Estas plantas são trepadeira, precisam de ser conduzidas até uma rede ou estacas para apanharem muito sol. Atenção:que apenas se dá bem em solos ácidos, com um pH que não deve exceder os 6,5. Solos calcários é para esquecer. Conheço algumas pessoas que têm maracujás com sucesso aí no Continente. Para ter pequenas mudas de maracujás, basta arranjar terra com areia à mistura, comprar um ou dois maracujás,de preferencia roxos, tirar as pevides e a seguir semear na mistura. Vai ver que rapidamente vai ter muitos pés de maracujá para transplantar para vasos com pelos menos 1o a 12 centrimetros de diametro. No entanto julgo que se consegue arranjar em alguns viveiros, pés de maracujá. Faça a sua busca porque está na altura de os pôr na terra. Qualquer coisa, diga, que teremos todo o gosto em ajudar na sua plantação. Cumprimentos. Joba

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Joba!
    Vou tentar arranjar
    eugenia

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Essa terra negra, onde parece que nunca foi cultivada, e talvez só existisse mato e fetos, é uma maravilha para semear qualquer hortícola ou árvore de fruto. Até dá gosto de a tocar.
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar