segunda-feira, 17 de maio de 2010

KIWIS




Este ano resolvemos reservar uma área à entrada de O lugar nunca pensei, para plantar Kiwis.
Depois de algumas leituras, lá encomendamos as mudas que chegaram apenas na semana passada. Assim aqui fica um resumo da especie.
O kiwi tem mais de 50 espécies diferentes, apenas algumas comestíveis donde se destaca a Actinidia Deliciosa .
O Kiwi é uma planta dióica, ou seja, tem flores masculinas e femininas, em indivíduos diferentes. As flores femininas produzem a fruta e as masculinas apenas o pólen. As variedades masculinas são essenciais para a plantação e devem ter a característica de florescer na mesma época das variedades femininas. A qualidade da fruta depende de uma boa polinização.
A variedade Hayward fêmea é a mais produtiva e gera frutos de maior tamanho. As variedades utilizadas como produtoras de pólen macho são a Matua e a Tomuri.
Originária da China, pode trepar até 9 metros. O seu nome científico é assim naturalmente Actinidia chinensis.
A planta foi levada para a Nova Zelândia no início do século XX, onde a fruta foi melhorada e teve seu cultivo organizado. Em Portugal tem tido bastante incremento e produz-se neste momento 50% do que se consome, o que só por si, diz do potencial desta cultura.
Falamos hoje do Kiwi porque passamos o domingo a montar o sistema de rega gota a gota, pois esta cultura não se dá nada bem sem água, nem com água em demasia, o que impossibilita qualquer rega sem conta e medida. Plantamos 9 fêmeas e 2 machos. A primeira colheita será para daqui a 2 anos , pois as plantas já têm um ano e só no terceiro ano começam a dar frutos que podem atingir as 1000 unidades por planta. Um Kiwi, pode viver mais ou menos 50 anos. Mais uma espécie que resiste no tempo para além de quem a planta.

Sem comentários:

Enviar um comentário