terça-feira, 6 de abril de 2010

tomatina...



A propósito de passar o fim de semana a plantar tomates lembrei-me que este ano quero cumprir a promessa há muito adiada: Participar na tomatina.
Uma pequena rebelião de rapazes nos anos 50 do século passado, deu lugar a que todos os anos lá para os finais de Agosto, muitos camiões de tomates cheguem ao centro da cidade de BUNOL perto de Valencia, a Plaza del Pueblo. Os tomates vêm de Estremadura, onde são menos dispendiosos. Tecnicamente, o festival não começa até que uma alma corajosa suba ao topo de um poste de dois andares, de madeira e atinga o presunto cobiçado no topo. O sinal para o início da luta está dado, disparando canhões de água, e começa o caos. Uma vez que começa, a batalha é geralmente cada um por si e salve-se quem puder.

Aqueles que participam neste evento são fortemente encorajados a usar óculos de segurança e luvas de protecção. Além disso, devem esmagar os tomates antes de atirar como precaução de segurança. Outra regra é que ninguém está autorizado a fazer qualquer coisa mais do que atirar tomates uns aos outros.

Depois de exactamente uma hora, a luta termina quando os canhões de água são accionados mais uma vez para sinalizar o final.A partir deste momento acaba e não se pode atirar mais tomates sob pena de uma forte multa. O processo de limpeza envolve o uso de camiões de bombeiros para pulverizar as ruas, com água fornecida a partir de um aqueduto romano. As autoridades parecem mais preocupados com a limpeza da cidade do que a limpeza dos visitantes, mas mesmo assim toda a gente participa na limpeza e devido à acidez do tomate,as ruas ficam mais limpas do que quando se começou.
Bunol é assim capital do divertimento durante um dia pois os cerca de 40000 mil visitantes trazem a habitual movida de outras paragens até aqui.Bunol é um município da província de Valência, na Espanha e situa-se cerca de 38 km a oeste da cidade provinciana e da Comunidade Autónoma capital, Valência.

De forma que este ano vou lá quase de certeza. A festa é a 25 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário