terça-feira, 31 de agosto de 2010

Secadores de Tabaco

Chegou a altura para a colheita das folhas de tabaco.
Depois de colhidas, as folhas da planta são amarradas em maços e penduradas em suportes nos "secadores" estruturas feitas propositadamente para secar e amadurecer. Com a secagem, as folhas perdem volume e ficam mais espessas e acastanhadas. Os talos são separados das folhas para a fermentação. Durante a fermentação as folhas ficam em caixas agrupadas por maços e são movimentadas constantemente para que o processo seja homogéneo. Cada fermentação dura cerca de um mês. A fermentação elimina as impurezas, a nicotina e refina o sabor do fumo. Nos Açores existe ainda uma Fabrica de tabaco que produz o famoso Apolo 20, o Alem Mar, o Boa Viagem. Do Além mar, diz-se que quem o fuma fica por estas paragens para sempre. Ainda bem que deixei de fumar uns anos atrás.

2 comentários:

  1. Pois eu também deixei, mas o tabaco é uma fonte de rendimento para o país, não sei porque deixou de ser produzido no continente, afinal as pessoas continuam a fumar, porque fumar tabaco estrangeiro?
    quanto à máquina, aqui no quintal também, teve que ser eu não conseguia dar conta das ervas daninhas que este ano cresceram muito.
    Aproveitei que a minha irmã limpou a parte dela e limpou também a minha.
    não vai durar muito, só até chover, depois nascem mais mas até lá...
    bj eugenia

    ResponderEliminar
  2. Este fim de semana conheci um casal de Açoreanos que vieram passar umas férias cá em Amarante e curiosamente também têm uma plantação de tabaco em S.Miguel...Gosto de ver o pessoal todo a trabalhar outra vez a terra...que bom!

    ResponderEliminar