segunda-feira, 15 de junho de 2009

Da weasel


Para quem não sabe, estas Ilhas são habitadas por uma pequena criatura de aproximadamente 20 cms, de pêlo castanho avermelhado e uma risca branca. O seu nome científico: Mustela Nivalis. O seu nickname: Doninha-anã, o mais pequeno mamífero carnívero do Mundo, devorador de roedores , coelhos, pássaros e ovos. Não desdenha uma pequena peça de fruta de vez em quando e vive muito solitariamente, pois no seu habitat não admite mais nenhum da sua espécie, sendo no entanto tolerante quando se prepara para acasalar.


Há dias encontrei uma em cima de um muro. Apoiando-se nas patas traseiras para observar melhor um possivel pequeno-almoço ali perto num galho de uma Acácia. O pássaro foi embora e a Doninha apercebendo-se da minha presença, também. Já a vi mais duas vezes. Bem bonita. Agora, ando sempre de máquina fotográfica na esperança de novo encontro. Para já agradeço-lhe a sua presença nas nossas terras. Onde há Doninhas, os roedores desaparecem como que por magia... Porque será?


1 comentário:

  1. :))
    Aqui também as tenho. Não sei se são bonitas ou feias, grandes ou anãs porque nunca se deixaram ver. Apenas vejo o seu trabalho que é quando encontro frangos e pintos sem cabeça :((
    Ao menos que matassem os ratos que são mais que muitos na zona dos fardos.
    Mas que a vossa é muito linda, isso é verdade

    ResponderEliminar