sexta-feira, 19 de junho de 2009

A flor da Paixão...


Uma das poucas coisas que conseguimos recuperar de outros tempos, foram os maracujazeiros. Colados a uma das entradas da Quinta, protegidos a sul com um muro, preparam-se para dar uma boa colheita mais lá para Julho. Alguns frutos já começam a pintar. Por estas bandas a sua plantação e manutenção é relativamente fácil. Um terreno bem drenado, composto orgânico para a terra e regas, pequenas, em dias de bafo. Entretanto já temos mais alguns pés no pequeno viveiro, que em Agosto vão ocupar o seu lugar junto aos mais velhos que ao fim de três anos acabam por morrer. A "Murcha" é impiedosa com esta espécie.

Às flores chamam-lhe a flor da paixão, por ter a coroa de espinhos, cinco chagas e três pregos com que Cristo foi crucificado. Religião à parte, as flores desta planta são bastante ornamentais.

Particularmente, prefiro os frutos...

3 comentários:

  1. É isso, os frutos são deliciosos! O que é uma pena, porque aqui na quinta já venho tentando produzi-los à mais de três anos mas sem sucesso. As geadas no Inverno, apesar de não serem muito intensas, são o suficiente para os queimar completamente. Acho que só com uma estufa é que conseguia qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  2. Não tenha dúvidas Luciano. O maracujazeiro é espontâneo em locais de poucas amplitudes térmicas, como é o caso dos Açores. 28º max - 12º minimas. A geada e as temperaturas a rondar os 0ºgraus do norte no inverno, devem refrear a sua proliferação. Talvez uma estufa tipo palmeira, resulte protegendo-os do vento e da geada. Se lhe serve de consolação, também gostava de ter cerejeiras e oliveiras mas por aqui não se dão. Boa sorte...

    ResponderEliminar
  3. Mas que inveja. Também não consigo ter maracujás porque penso que a minha zona tem amplitudes térmicas ainda piores do que a do Luciano. O que tenho cá e nunca morreu é uma planta com flores muito idênticas mas que não dá frutos. Nem sei o nome dela. Quando tiver mais informação, dir-vos-ei. Até porque estou com esperança que se aceitar o enxerto já fique mais resistente. Mas isto penso eu que não percebo nada do assunto
    :))
    Beijinhos

    ResponderEliminar