terça-feira, 22 de junho de 2010

batatas 2

Tiramos já praticamente todas as batatas do campo 2.
Passaram mais uns dias para além da data prevista porque ainda estavam a querer encher um pouco mais. Foi ao secar que nos apercebemos que embora em muito maior numero do que no primeiro campo, as batatas maiores apresentam quase todas uma espécie de estrias como se tivessem sido cortadas com uma faca e depois cicatrizado. Sinceramente ficamos sem saber o que é, se é da qualidade, da chuva ou até algum fungo. Pelo menos fica como positivo a boa safra desta vez com cada rama a dar 12 a 15 batatas.

3 comentários:

  1. Boas noites!

    Pois Joba, para além dos factos que relatei sobre as minhas batatas, dois terços das ditas cujas vinham com as tais estrias! Nunca tinha visto tal?...
    É verdade que aquela horta "levou" toda a vida com batatas (95% do que a minha avó plantava...resumia-se a batatas...), e mesmo assim, sem haver rotação das culturas, a minha avó sempre tirou imensas batatas, e saudáveis!
    12 a 15 batatas por rama?...
    Tenho que deixar a terra descansar 7 anos para conseguir igualar...
    Saudações,
    António

    ResponderEliminar
  2. Olá joba!
    parabens pela boa colheita!
    Eu sempre me lembro de ver batatas com esse aspecto, acho que é porque crescem muito rapido, ex: o tempo pode estar seco e elas não crescem, mas se vem uma chuva que ajuda elas crescem rapido depois voltam ao crescimento lento de novo.
    A minha mãe dizia: já sachei as batatatas tarde, aí ficam com as rachas porque a sacha ajuda, certo? aí elas crescem mais rapido...
    quer dizer!... eu acho que não é nenhum fungo, nem nada de mal, mas sim tem a ver com a forma como cresceram... isto pelo que lembro das coisas que a minha mãe e o meu avô diziam.
    Outra coisa, trocar, um ano semeia favas, ervilhs, grãos, outro batatas, as leguminosas são um bom fertelizante... eu acho!
    eugenia

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde joba,
    Acho que a eugénia tem toda a razão quando o crescimento da massa é muito rapida cria estrias tal como nas pessoas.
    Parabens pela safra.
    Rui Esteves

    ResponderEliminar